
Durante o isolamento social por conta da pandemia de coronavírus, muitas empresas adotaram o modelo de home office para continuar suas atividades, e o Zoom é um dos aplicativos de videoconferência mais usado para reuniões de trabalho.
Mas, pela sua popularidade e algumas falhas de segurança, o Zoom tem sido alvo de muitos ataques de hackers e invasões de privacidade durante as chamadas. Se você usa este aplicativo e quer saber como se proteger destes perigos, veja nesse post as principais dicas de segurança. Continue lendo!
Proteja sua conta
Ao criar sua conta no Zoom, certifique-se de criar uma senha forte e ativar a autenticação em dois fatores: fazendo isso você garante uma boa proteção da sua conta.
O Zoom também gera uma ID pessoal de reunião quando você se registra. Essa ID dá acesso às suas reuniões, portanto, mantenha esse código longe de redes sociais e compartilhe somente com quem fará parte da reunião.
Cuidado com apps falsos
Como muitas pessoas estão buscando o Zoom para realizar suas videochamadas, criminosos se aproveitam da situação e estão colocando o nome do app em arquivos maliciosos e aplicativos falsos, tenha cuidado! Procure sempre baixar do site oficial do Zoom e o app original na Google Play e App Store.
Ajuste as configurações
Você pode ajustar as configurações administrativas do app, como:
- Configurar o Zoom para gerar IDs aleatórios para cada reunião
- Ativar o compartilhamento de tela somente para o anfitrião
- Bloquear a entrada de participantes após o início da reunião
- Usar a função de “sala de espera” para aprovar a entrada de participantes
Utilize senhas
Além de criar uma senha forte na hora de criar seu registro no Zoom, você ainda pode ativar a proteção por senha para os acessos às reuniões. Assim você garante que somente as pessoas que possuam a senha consigam entrar nas videoconferências. E lembre-se de nunca compartilhar essas senhas de maneira pública ou em redes sociais!
Tenha uma solução de internet security
Outra dica de segurança efetiva é ter um software de internet security ativo em seu computador, para evitar a ação de criminosos e bloquear a entrada de malwares, ações de phishing e vários outros perigos que rondam a internet.
Gostou das dicas? Quais medidas de proteção você toma na hora de fazer videochamadas no Zoom? Compartilhe nos comentários!
Imagens: Unsplash (Chris Montgomery); Pixabay (jagritparajuli99).
Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Nerdiano
Comente logo abaixo!